domingo, outubro 23, 2022

Alto Minho, artigo de 19-10-2022

Um dos grandes

O número deste jornal da passada semana deu a oportunidade aos seus leitores de lerem uma fantástica entrevista a um dos Grandes de Portugal, Daniel Bessa. Reputado economista, professor e político com profundas ligações pessoais ao Alto Minho, nomeadamente a Viana do Castelo e a Vila Nova de Cerveira, com a simplicidade que lhe é conhecida, deu a conhecer algumas opiniões sobre a nossa região. 

Partilho com ele a opinião de que o Alto Minho não tem estratégias concertadas de desenvolvimento. Realmente os nosso lideres perdem-se nas suas vaidades, nos seus objectivos pessoais e particulares, relegando os interesses da região para posições posteriores. Realmente, para além do exemplo por ele dado, depois da estratégia da promoção turística criada por Francisco Sampaio, de que estratégia se lembra o leitor que tenha alavancado um sector no Alto Minho? Há um concelho ou outro que até se pode destacar num sector, mas não se conhecem parcerias inter-concelhias que em união consigam trazer escala ao Alto Minho.


Serviço inter-municipal de transportes


Foi anunciado, mas quase de forma clandestina, um serviço inter-municipal de transportes. Comparem com os nossos vizinhos de Braga que já há muito implementaram um serviço inter-municipal e inter-modal e vejam o tempo necessário para criar um serviço na nossa região, que, aliás, nem foi apresentado formalmente, mas numas declarações de um presidente da Câmara. Mas o que significa este projecto? Terá abertura e integração de outros transportes para além do rodoviário? Ligação com outras regiões? Significará investimento noutras áreas, nomeadamente no transporte urbano? Terá ligação com a ferrovia? 

Nas afirmações prestadas pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo já se pressente um sentimento derrotista, ao ponto de ser colocada a hipótese de nem haver concorrentes ao concurso internacional, que, entretanto, será lançado. Depois de tanto tempo para programar e construir este serviço, estas afirmações parecem mostrar que nem ele acredita no projecto. 

Infelizmente, Daniel Bessa tem razão, os lideres regionais, lideres capazes de mobilizar a região, ficaram no passado. Infelizmente, o que vamos tendo, cada vez mais, são lideres políticos, não no sentido de liderar a polis, mas apenas na definição de lideres partidários. O resultado é o de uma região cada vez mais longe das que a circundam.


Já é um passo 


Finalmente, depois de um mês, as luzes de festa que iluminam as fachadas da vila de Ponte de Lima foram desligadas. Talvez por isso ou por terem sido ligadas agora, reparei que as luzes da ponte velha foram substituídas. Não é o ideal, mas já é um passo no sentido certo. Finalmente o monumento mais icónico do concelho limiano volta a ter outra “cara” durante a noite. Espero que o trabalho de iluminação continue e que um acordo com a Irmandade de Santo António da Torre Velha seja uma realidade próxima, de modo a iluminar de outra forma a igreja de Santo António. Já agora, incluam a ponte romana na iluminação monumental.