domingo, fevereiro 12, 2023

Alto Minho, artigo de 08-02-2023

Bom senso 

Foi aprovada por unanimidade pela Junta e Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima e Arca uma proposta de atribuição do nome do Monsenhor José de Sousa a uma artéria dessas freguesias que o Padre Zé paroquiou. Soubemos agora que o executivo municipal, em harmonia com a Junta de Freguesia, irá perpetuar o nome do sacerdote na rua que atravessa a freguesia de Arca e que passa junto da igreja paroquial da mesma freguesia. 

A novidade chegou nas páginas deste jornal. Foi dada pelo presidente da Câmara, Vasco Ferraz, à margem da homenagem feita pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, que atribuiu à sua estrutura residencial para pessoas idosas, em Arcozelo, a designação ERPI Mons. Dr José Gomes de Sousa. 

Finalmente há um consenso politico que reflete a vontade da comunidade não só das referidas freguesias, mas de todo o concelho. 


Desporto


Tem sido uma caminhada fantástica. É verdade que jogam sob outro símbolo, mas são portadores de uma herança de uma velha tradição iniciada no final dos anos 80, principio dos 90, do basquetebol em Ponte de Lima. Os atletas do Basket Club Limiense são verdadeiros campeões. Para além das vitórias nos sucessivos jogos, são, nomeadamente as atletas, vencedoras de campeonatos inter-regionais e distritais.  

Ponte de Lima tem tido a sorte de ver vários clubes concelhios levar a sua bandeira bem longe no desporto. A EDL - Escola Desportiva Limiana, agora mais na natação, mas também com forte presença no trail, no atletismo e no voleibol, o referido BCL - Basket Club Limiense, no basquetebol, o Clube Náutico, na canoagem, a AD “Os” Limianos, no hóquei e no futebol. 

Essa “sorte” é construída pelas direcções e equipas dirigentes que diariamente, em regime de voluntariado, dão o que de mais precioso têm, o seu tempo em prol das crianças e jovens limianos. 


Nova ponte


Durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2021, falou-se na necessidade de construção de uma nova travessia do rio Lima na zona urbana de Ponte de Lima. A necessidade continua, as filas no inicio da manhã e final da tarde são uma realidade diária que bloqueia e pressiona as entradas da vila limiana. 

Quando em Viana do Castelo irão iniciar a construção de uma 3ª ponte, será que pelo concelho limiano não conseguirão financiamento para uma obra que iria descomprimir a zona urbana e que se tornaria estruturante para separar o transito pendular do que se desloca entre Braga - Viana do Castelo?