domingo, maio 14, 2023

Alto Minho, artigo de 10-05-2023


 

Finalmente

Depois de anos a fazer parte das propostas da oposição, nomeadamente do PSD que o propõe desde 2009, o Orçamento Participativo será uma realidade em Ponte de Lima. Com uma dotação de 60 mil euros, até 29 de julho todos os limianos poderão apresentar projectos, que, sendo escolhidos, serão apoiados até 10 mil euros. O interessante é que além das propostas virem da comunidade será também esta a decidir, por votação, quais os projectos a apoiar. 

É a oportunidade, por exemplo, dos jovens conseguirem avançar rapidamente com aquele projecto ligado ao desporto dito radical, ou projecto social em que estão envolvidos.  


Novidades


O presidente da Câmara de Ponte de Lima deu uma entrevista a este jornal. Para além de  denunciar a discriminatória distribuição de fundos do governo socialista que, segundo o edil limiano, privilegia no PRR as Câmaras rosa, ficamos a saber que iremos ter uma renovação numa das entradas do centro histórico da vila. 

Avançando as obras na rua Agostinho José Taveira, conforme foi sucintamente apresentado, será, talvez, a primeira grande alteração numa das entradas do centro histórico de Ponte de Lima desde que o presidente Álvaro Vieira de Araújo, em meados de 70, do século passado, projectou a alteração da avenida António Feijó, que, embora já fosse o exponente de modernidade, foi adaptada à actualidade. Assim sendo, Vasco Ferraz ficará como o presidente que teve a coragem de abrir e modernizar uma das maiores e mais importantes entradas da vila, dignificando-a e trazendo-a para as necessidades dos nosso tempos. 


Taça do Alto Minho


A Associação de Futebol de Viana do Castelo organizou a 1ª edição da Taça do Alto Minho, uma prova disputada pelas equipas da 2ª divisão que não se qualificaram para a luta pela subida à 1ª divisão distrital. A primeira edição foi ganha por uma equipa limiana. O Grupo Desportivo de Bertiandos está de parabéns, fez história no futebol alto-minhoto como o seu 1º vencedor.  


Paredes de Coura volta a ser diferente


O presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira, aposta na diferenciação do concelho courense. Não vai em modas ou na facilidade de copiar os outros. Recentemente, criou um percurso pedonal na freguesia de Mozelos que, ao contrário dos tão em voga passadiços, aposta na recuperação e valorização dos caminhos agrícolas e de percursos antigos, mantendo a harmonia paisagística secular. 

Paredes de Coura, o concelho mais central do Alto Minho mas que durante tantos anos foi visto como um dos mais periféricos, tem-se tornado uma referência do aproveitamento do território, na sua diferenciação e valorização.