domingo, outubro 08, 2023

Alto Minho, artigo de 04-10-2023

Governo reduz em 30% portagens de algumas ex-SCUT 

Boa notícia para os utilizadores da A22 (Via do Infante/Algarve), da A23 (Beira Interior), da A24 (Interior Norte), da A25 (Beiras Litoral e Alta), da A4 (Túnel do Marão), da A13 e A13-1 (Pinhal Interior). Então e a A28 que serve o Alto Minho? Essa, caro leitor, ficou de fora.

As reacções começaram a surgir durante o fim de semana. A Associação Empresarial de Viana do Castelo tomou uma posição pública, culpando o Governo de “teimosamente, continuar a desprezar” o Alto Minho. A distrital do PSD Alto Minho acusou o Governo de “negligenciar, mais uma vez” a região. 

No nosso distrito, são seis os presidentes de Câmara eleitos pelo PS, o partido do governo. São três os deputados também eleitos pelo partido no poder. Já para não falar dos alto-minhotos que integram o executivo. O presidente da Câmara de Viana do Castelo, um dos 6 eleitos pelo PS, lamentou que a região tenha ficado de fora da medida, apontando, ainda, a necessidade de relocalizar o pórtico de Neiva, disponibilizando-se a arcar com a despesa da transferência. E os restantes? Vão ficar calados enquanto a região que representam é discriminada? Será que, afinal, somos uma região onde o transporte público coletivo é de qualidade e em quantidade, e ninguém nos avisou que podemos usufruir dele?  


Entrevista ao presidente do PSD Alto Minho


Li, com atenção, a entrevista que o presidente do PSD Alto Minho deu a este semanário e logo me vieram à memória as palavras do Papa Francisco, que dias antes tinha lido no seu livro “A alegria de um sorriso”. Escreveu Francisco, “Há ainda outro grupo, que é mais perigoso, porque se engana a si mesmo. (…) Os que andam às voltas e se enganam a si próprios ao dizerem: «Eu caminho». Não, tu não caminhas, tu andas às voltas!”.


Façam alguma coisa



O Campo do Triunfo, na veiga junto à Expolima, às portas de Ponte de Lima, alberga muitas das actividades das equipas de formação da Associação Desportiva “Os Limianos”. Para além dessa utilização, também por lá passa alguma da formação dos árbitros da Associação de Futebol de Viana do Castelo. 
Num dos últimos fins de semana, assisti a um jogo entre uma equipa da formação d`“Os Limianos” e outra equipa de Ponte de Lima. O jogo foi divertido para ambas as equipas, que é o que realmente interessa nesses escalões, o que já não foi divertido foi, chegado o final do jogo, os atletas dirigirem-se para o balneário para tomar banho e rapidamente saírem sem o fazer por se encontrar num estado lamentável.

Centenas de crianças e jovens limianos, e de outros locais, passam por esse campo, árbitros e candidatos a árbitros têm lá formação. Tratando-se, normalmente, de jogos da formação, têm vários pais e familiares, de todo o distrito, a assistir aos jogos sem qualquer protecção ao clima (extremamente quente no Verão, frio e húmido no Inverno). É uma vergonha para o concelho serem recebidos assim. 

Embora ainda não tenha sido apresentado, a existência de um projeto para a construção de um estádio municipal preparado para as necessidades atuais e futuras do concelho e do clube de futebol mais abrangente do concelho limiano, no espaço do Campo do Triunfo, tem sido referido em várias ocasiões e momentos públicos. Chegadas as infra-estruturas de apoio ao lamentável estado actual, das duas uma, ou o projeto se torna realidade ou será necessário e urgente que, enquanto se espera, o município faça alguma diligência para dar condições a quem usa atualmente o Campo do Triunfo. Certamente não será muito o investimento para resolver ou minimizar o problema nos balneários e providenciar uma pequena e provisória proteção para quem assiste aos jogos.