quinta-feira, dezembro 28, 2023

Alto Minho, artigo de 21-12-2023


Maior responsabilidade

Ficamos a saber no convívio natalício da família da Associação Desportiva “Os Limianos”, realizado no passado sábado, que Ponte de Lima terá, já em 2025, um novo estádio municipal com relva natural. Mais que um estádio para albergar o maior e mais representativo clube de futebol do concelho será uma infraestrutura ao serviço do concelho.

Já anteriormente tinha escrito que seria necessário que, das duas uma, ou o projeto do novo estádio se tornava uma realidade ou, enquanto se esperava, o município deveria tomar alguma diligência para dar condições a quem usa o Campo do Triunfo (local escolhido para edificação da nova infraestrutura).

A decisão foi tomada, o projecto será apresentado no inicio do ano e prevê-se que este novo complexo desportivo seja o inicio de um novo rumo na política desportiva do município.

Será certamente uma espécie de âncora para novos e ambiciosos projectos quer na área do desporto quer na promoção e atractividade do concelho.


Sigam o exemplo


Li na edição online deste jornal que a Assembleia Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a proposta feita pela Mesa da Assembleia de um voto de preocupação com a situação que se vive na área da saúde e que tem afectado os serviços de urgência da Unidade local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Finalmente, há uma posição pública sobre este assunto por parte da Assembleia Municipal de Ponte de Lima. Que sirva de exemplo para os outros órgãos autárquicos do distrito. A união de todos num assunto que tanto impacto tem na vida das pessoas torna-se cada vez mais importante por forma a forçar respostas e resoluções. 


Diferente das outras


É cada vez mais difícil encontrar quem esteja disponível para colocar o seu tempo, gratuitamente, ao serviço de uma associação, grupo local ou mesmo de uma comissão de festas. Primeiro é preciso ter força de vontade, depois coragem e depois resiliência. Normalmente qualidades que se colocam em acção perante as dificuldades que vão aparecendo no caminho. 

Neste fim de semana, todos nós celebraremos o Natal. Será, também, nessa altura que numa pequena freguesia de Ponte de Lima, Santa Comba, as pessoas se irão juntar em comunidade para celebrar as festas em honra do Menino Jesus, Santa Comba e São Silvestre. 

Sendo a última festa popular do ano é, também, a primeira festa do ano, pois começa no dia 24 de Dezembro e termina no dia 1 de Janeiro. Sendo que este tipo de festa é, normalmente, associado ao Verão, é de enaltecer esta capacidade das gentes de Santa Comba preservarem a tradição e saírem para a rua para festejar, independentemente das condições atmosféricas que nesta altura não costumam ser convidativas ao encontro fora de portas.


Para todos


Agradeço a todos os que durante este ano tiveram a amabilidade de acharem digna a dádiva do seu tempo na leitura deste espaço. A todos desejo um Santo Natal!