domingo, junho 15, 2025

Alto Minho, artigo de 12-06-2025

Renovação

Quando eu era adolescente, quem passasse na ponte velha e olhava para o rio, para junto dos pilares, conseguia ver grandes peixes a passar entre eles, alguns pescadores aproveitavam para os pescar, e, durante muito tempo, esta era uma rotina corrente. Entretanto, tudo mudou. A água deixou de ser transparente, os peixes deixaram de se ver e, sem eles, os pescadores abandonaram a ponte. 

Eis que, numa destas noites quentes, que mais parecem de Verão, num passeio pela ponte, olhando para o rio, junto aos pilares, aí estavam novamente os peixes. Foram vários minutos a observar o seu quase bailado entre os pilares. Mas não foram só os peixes a voltar. Colocou-se uma plataforma, a jusante da ponte velha, para o Europeu de canoagem, que decorreu durante a passada semana e que tantas medalhas trouxe para Portugal e para Ponte de Lima. Para além dos canoístas, houve quem também gostasse, aproveitasse e utilizasse a referida plataforma. Foi o caso de uma lontra que contemplei durante o seu descanso em cima da mesma. 

O nosso rio Lima, pelo menos entre Arcozelo e a vila de Ponte de Lima, aparenta estar numa fase de renovação. É bom sinal voltar a ver esses animais que já não se viam há muito.                 


Representados


Na passada semana, fomos conhecedores dos novos governantes do Governo Nacional. Já se tinha falado da possibilidade, mas como somos um distrito pequeno, nem sempre conseguimos promover os nossos melhores. Não foi o caso, Luís Montenegro integrou, enquanto Secretário de Estado do Ambiente, o arcuense, e anterior presidente da Câmara, João Esteves. 

A estrutura do PSD do Alto Minho, os seus militantes vêem, assim, recompensada a   união e trabalho realizado nas últimas eleições. Com o trabalho feito em prol da causa pública, a ser o melhor cartão de visita de Esteves, tudo indica que a nossa região sairá a ganhar com este novo governante. Mas não será só com este. Manuel Fernandes, reconduzido Ministro da Agricultura, e o antigo deputado eleito por Viana do Castelo, Carlos Abreu Amorim, novo Ministro dos Assuntos Parlamentares, pela sua constante presença e pelo, mais que demonstrado, amor pela nossa região, são também, de alguma forma, nossos representantes no conselho de Ministros.


Locais abertos


Se alguém lhe falasse em arquivos, o que pensaria? Talvez numa sala fechada, com muitas estantes, onde só alguns escolhidos perturbam o eterno descanso da documentação. Mas eis que este ano, aproveitando o Dia Internacional dos Arquivos, o dia 9 de Junho, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que gere a rede nacional de Arquivos Portugueses, e a própria Torre do Tombo, resolveu contrariar essa ideia. Alinhada com o tema do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) — “#Arquivos Acessíveis – Arquivos para Todos”, dinamizou e promoveu, a nível nacional, a 1.ª edição da “Festa dos Arquivos”. No nosso distrito, 8 entidades aderiram à “festa”, desde o Arquivo Distrital, representante da DGLAB,, passando por 6 municipais e ainda um arquivo de uma Santa Casa da Misericórdia, organizaram acções que abriram as portas dos arquivos à comunidade. Os Arquivos são realmente guardiões do nosso passado, mas só têm sentido se essa memória for compartilhada com a sua comunidade. 

Algumas acções ainda estão a decorrer, aproveite e visite o seu arquivo.